Nos últimos anos, a leitura sistemática do código de barras em etiquetas adesivas possibilitou que as indústrias experimentassem grande evolução no controle de processos e identificação de produtos. Contudo, ao mesmo tempo, a logística dessas organizações passou a depender do bom desempenho de produtos e equipamentos aparentemente simples, mas que apresentam inúmeras variáveis que demandam vasto conhecimento: as etiquetas, impressoras de códigos de barras e respectivos acessórios.

Considerando essa nova realidade, um dos fantasmas mais temidos nas indústrias atualmente é o erro de impressão ou leitura de código de barras. De acordo com o Grupo Serwir, a principal causa desses erros tem sido a ausência de manutenção corretiva das impressoras. Por sua vez, a principal consequência por conta dessas falhas é o risco na cabeça de impressão. Nesse caso, um eventual microrrisco pode ser suficiente para inviabilizar a leitura- fato que pode prejudicar a linha de produção da indústria ou deixar escapar para o mercado um grande número de itens com códigos ilegíveis, provocando prejuízos expressivos.

Soluções simples

Segundo o Grupo Serwir, muitas vezes os problemas gerados pela falta de manutenção corretiva das impressoras poderiam ser evitados por meio de operações simples. Um desses métodos seria a limpeza da cabeça de impressão ainda fria, no início das atividades, utilizando álcool isopropílico. Por isso, na maioria dos casos, as falhas de manutenção estão sendo ocasionadas pela falta de treinamento das pessoas diretamente responsáveis pela operação dos equipamentos.

Entre outras consequências, o erro de impressão pode deixar escapar para o mercado um grande número de itens com códigos ilegíveis, provocando prejuízos expressivos.

Qualidade do ribbon

Conforme o Grupo Serwir, a segunda maior causa de erro de impressão e leitura de código de barras é a qualidade do ribbon. Isso porque o mercado oferece uma grande quantidade desses suprimentos com diferentes preços. Assim, uma compra de fornecedor desconhecido a um custo abaixo do praticado no mercado muitas vezes acaba proporcionando o uso de um tipo de ribbon de qualidade no mínimo sofrível. Nas ocasiões em que o ribbon apresenta esse perfil, as peças e partes da impressora tendem a se desgastar mais precocemente. Por isso, o Grupo Serwir recomenda sempre verificar se o processo de impressão solicita ajustes frequentes na velocidade ou temperatura, pois muitas vezes isso denota falta de qualidade de acessórios como o ribbon.

Solução ideal

Quando a indústria enfrenta quadros de erros de impressão e leitura de código de barras, a solução pode ser encontrada na contratação de um bom fornecedor.  O Grupo Serwir, por exemplo, oferece de forma gratuita tanto a manutenção preventiva quanto a corretiva das impressoras para seus clientes de etiquetas, locação e outsourcing. A empresa ainda capacita equipes de TI, manutenção e até mesmo de marketing, auxiliando na escolha de cores para os códigos, padrões, forma de impressão (vertical ou horizontal) e vários outros itens.

Grupo Serwir 2021 - Todos os direitos reservados!
Desenvolvido por: Iod Brasil Digital