Os códigos de barras estão por todos os lados.  Estamos tão habituados a vê-los que normalmente não lhes damos a devida importância, mas, este pequeno grupo despretensioso de linhas e espaços são incrivelmente importantes para a vida moderna. Além disso, a história dos códigos de barras e o que eles podem fazer é algo verdadeiramente…

Se você utiliza equipamentos eletrônicos e elétricos, deve ter notado que existe etiquetas informativas ou instrutivas, certo? Essas etiquetas são chamadas de Poliimida (Kapton), e são produzidas de materiais de alta qualidade, utilizadas para alertar os usuários sobre riscos da utilização inadequada e uso do dispositivo, e por ser tão importante, ela precisa resistir ao…

Para entender os possíveis problemas relacionados ao erro ou não leitura de código de barras, primeiramente vamos entender como funciona um código de barras… O princípio por trás dos códigos de barras é o mesmo da computação em geral: o código binário. Dessa forma, as listras representam uma sequência de zeros e um. O resultado…

Para entender os principais problemas causados pela má ou pela baixa qualidade de uma impressão com Ribbon, primeiramente devemos entender como ele funciona nas impressoras. No processo de impressão por thermotransferência a cabeça de impressão, feita em porcelana, possui micro filamentos eletrônicos que são aquecidos e este aquecimento é repassado para o Ribbon que faz…

A norma BS 5609 foi desenvolvida como uma vertente da Norma GHS que tem como objetivo de padronizar de maneira global as informações que tratam dos riscos, advertências, precauções de segurança no transporte de produtos químicos. A BS5609 tem foco especifico na questão relativa ao perfil dos insumos (etiquetas e rótulos) que serão utilizados para…

A implementação do Sistema Globalmente Harmonizado de Comunicação de Riscos (GHS) proporcionou um incentivo para que a indústria química reexamine suas práticas de rotulagem e gerenciamento de dados. A Um fabricante de produtos químicos especializados trabalhou com o parceiro adaptive Data Inc. (ADI) da Seagull Scientific, com sede em Ohio, para gerenciar uma revisão completa…

O BarTender® já está resolvendo os desafios de rotulagem de instalações químicas em todo o mundo com sua lendária facilidade de implantação e aclamado suporte técnico.   BarTender e GHS O software de código de barras e etiquetas BarTender é um componente integral da estratégia de rotulagem de conformidade GHS das instalações químicas do mundo,…

É inegável que o Brasil enfrenta uma crise. Se não por razões puramente econômicas, essa crise tem como base fatores políticos, éticos e, claro, logísticos – afinal, alguém se arrisca dizer que é fácil fazer negócios com o Brasil? Contudo, ainda há segmentos que persistem e crescem. Por exemplo, o segmento de papel e celulose…

Se ainda não ouviu, certamente em breve escutará falar da Indústria 4.0. E, se já ouviu, também é possível que tenha várias dúvidas sobre o que, de fato, representa essa que é conceituada como a nova “revolução industrial”. Grosso modo, trata-se de agregar inteligência estratégica aos negócios por meio da automação e uso de dados,…

Nesta edição, prosseguiremos com o tema “locação de equipamentos” e suas vantagens. No mês  passado, destrinchamos um pouco sobre o fato de o real valor de um equipamento que é usado diariamente em aplicações que não fazem parte do negócio principal da empresa não estar em sua posse, mas no motivo de seu uso. Além disso, destacamos…

Quebrar paradigmas nem sempre é um processo simples. Se formos analisar o significado desse termo tão usado, veremos que se refere a um conjunto de normas que devem ser seguidos. Ou, como preferimos pensar, que “conceitualmente” devem ser seguidos. Isto porque toda norma deve ser repensada um dia para que se criem melhores processos, para…

Muitas empresas do mercado brasileiro utilizam uma grande variedade de etiquetas, com diferentes tipos e formas. Isso porque, no mundo automatizado, as etiquetas representam o método mais barato e acessível para veicular informações contidas em códigos de barras. Contudo, uma parte expressiva dessas empresas está correndo diariamente um grande risco, pois a falta de apenas…

O mercado de fabricantes de impressoras térmicas no Brasil ficou mais concentrado nos últimos 8 anos por conta de várias fusões que aconteceram no âmbito global. Na primeira delas, em 2011, a japonesa Sato adquiriu a Argox, cuja operação mundial abrangia de forma significativa países como o Brasil, China e Índia. Em 2013, a centenária…

Nos últimos anos, a leitura sistemática do código de barras em etiquetas adesivas possibilitou que as indústrias experimentassem grande evolução no controle de processos e identificação de produtos. Contudo, ao mesmo tempo, a logística dessas organizações passou a depender do bom desempenho de produtos e equipamentos aparentemente simples, mas que apresentam inúmeras variáveis que demandam…

As fitas de transferência térmica (Thermal Transfer Ribbon), mais conhecidas como ribbons, não constituem uma tecnologia nova, mas são mundialmente consideradas a melhor opção para impressão de dados variáveis e códigos de barras. A melhor performance do ribbon pode ser observada nas ocasiões em que a cabeça térmica da impressora alcança as maiores velocidades de…

Em todo o mundo, as organizações estão focando cada vez mais as atividades relacionadas com seus respectivos core business. Assim, após consolidarem a opção pelo aluguel de impressoras a laser, muitas corporações estão agora descobrindo as vantagens de terceirizar a impressão térmica de código de barras e dados variáveis. Esse tipo de impressão, contudo, constitui…

Os serviços de implantação, programação e manutenção de impressoras térmicas de código de barras demandam um tipo de conhecimento muito específico que, em geral, não é disseminado no mercado e tampouco nos cursos de Tecnologia da Informação (TI). Em grande parte, essa carência ocorre em função de que os principais fabricantes de equipamentos costumam restringir…

O segmento industrial brasileiro, que voltou a crescer a partir do final de 2017, ainda persegue alternativas para reduzir custos e minimizar riscos que ameaçam a logística dentro das fábricas. Por isso, esta pode ser uma excelente notícia para grande parte do setor: Já existe um sistema que praticamente elimina os vários desperdícios normalmente observados…

Nas últimas décadas, o código de barras permitiu que as indústrias realizassem um expressivo salto de qualidade no controle de processos e na identificação de produtos. Hoje, cada leitura de etiqueta gera informações imprescindíveis aos bancos de dados de diferentes áreas das empresas tais como produção, estoque, faturamento, qualidade, administração e outras. Mas essa formidável…

O processo de automação nas empresas demanda investimentos significativos, inclusive na aquisição de impressoras térmicas para impressão de código de barras. Um parque de impressoras de mesa, por exemplo, exige o desembolso de R$ 5 mil a R$ 35 mil e, invariavelmente, demanda mais de um equipamento. Esse tipo de investimento normalmente obriga a empresa a…

Grupo Serwir 2021 - Todos os direitos reservados!
Desenvolvido por: Iod Brasil Digital