Para entender os possíveis problemas relacionados ao erro ou não leitura de código de barras, primeiramente vamos entender como funciona um código de barras…

O princípio por trás dos códigos de barras é o mesmo da computação em geral: o código binário. Dessa forma, as listras representam uma sequência de zeros e um. O resultado é a descrição exata do produto graças a uma base de dados consultada pelo equipamento leitor, que pode ser um computador comum, um leitor de código de barras ou até mesmo um smartphone.

Ao ler essa barra, o computador captura os números presentes no rodapé do código de barras e faz um cálculo para saber se tudo correu bem. O resultado é comparado ao dígito de verificação: se for igual, a informação é enviada à tela; se for diferente, o cálculo é refeito ou um código de erro é exibido.

Existem diversos problemas que podem estar causando o erro ou a não leitura do código de barras, e hoje vamos listar para você alguns dos principais problemas relacionados a esse tema.

Problemas de qualidade:

Acontece quando você utiliza um ribbon rebobinado com deficiência de tensionamento gerando uma dobra durante o processo de impressão;

Problemas técnicos:

Outro erro muito comum, é no dimensionamento da magnitude do código de barras.

As dimensões do código podem variar a partir da referência que é o padrão EAN. Assim, se um código estabelece que a barra mais fina deve ter 13 mil, um código que tenha 90% dessa dimensão terá um fator de magnitude igual a 0,90. Para os códigos EAN, o fator de magnitude ou FM deve ficar na faixa que vai de 0,8 a 2 (80% a 200 %).

Quando esse dimensionamento não é respeitado, ocorre a falha de leitura por conta de um erro no código de barras.

Problemas operacionais:

Um ribbon mal colocado pode gerar erros na impressão e que resultam em falha de leitura do código de barras. Outro problema operacional muito comum é problema no equipamento de impressão e que refletem e muito no resultado da impressão.

Problemas de Especificações:

Cada tipo de substrato, possui um tipo de ribbon especifico para que tudo funcione corretamente, utilizar um substrato não compatível com o ribbon, pode resultar em falhas na impressão, erro de leitura e em alguns casos, a impressão some ao raspar em algum objeto.

Está enfrentando alguma dificuldade frequente com erro ou não leitura de código de barras?
Entre em contato conosco e converse agora mesmo com um Especialista.

Grupo Serwir 2022 - Todos os direitos reservados!
Desenvolvido por: Iod Brasil Digital