A norma BS 5609 foi desenvolvida como uma vertente da Norma GHS que tem como objetivo de padronizar de maneira global as informações que tratam dos riscos, advertências, precauções de segurança no transporte de produtos químicos.

A BS5609 tem foco especifico na questão relativa ao perfil dos insumos (etiquetas e rótulos) que serão utilizados para veicular tais informações de advertência na forma de etiquetas/rótulos.

Se a norma GHS padroniza a comunicação universal utilizando-se de pictogramas com imagens de cores diversas para alertar, orientar e prevenir, a BS 5609 tem por objetivo ampliar a segurança no Transporte Marítimo de bens perigosos; trata de garantir que, na hipótese de uma ocorrência em que as embalagens venham a cair no ambiente marinho, as etiquetas e rótulos permanecerão intactos, salvaguardando estas informações enquanto medidas para recuperá-las são tomadas.

É importante lembrar que estas substancias acondicionadas nestas embalagens, possuem potencial danoso e nocivo ao meio ambiente, a vida animal e aos seres humanos; partindo do pressuposto que cada produto possui sua composição e cada componente tem potencial prejudicial especifico, estas informações precisam manter-se visíveis e integras mesmo se ficarem submersas ou expostas as mais críticas condições climáticas por períodos de até 3 meses.

Os principais requisitos solicitados pela norma GHS são:

  • Pictogramas de perigo (molduras vermelhas, formato de diamante)
  • Palavras de sinalização (como PERIGO ou ATENÇÃO)
  • Advertência de perigo (H-Statements)
  • Advertência de precaução (P-Statements)
  • Identificador de produto (nome, CAS# etc.)
  • Identificação do fornecedor e informações de contato

Os aspectos relativos ao manuseio de substancias perigosas e poluentes no transporte marítimo estão inseridos na codificação IMDG, considerada um guia para estas ações.

O que antes era uma recomendação, hoje é determinação e seu aspecto mandatário obriga as empresas que executam as atividades de condução, manuseio, embalagem, carregamento, transporte, descarregamento e armazenamento de produtos químicos via marítima a adotarem. O objetivo é mitigar danos ambientais causados por perda ou dano no transporte de embalagens de produtos químicos.

Fundamentada no sistema de classificação da IMO (International Maritime Organization) O IMDG possui 9 classificações:

  1. Explosivos;
  2. Gases;
  3. Líquidos Inflamáveis;
  4. Sólidos inflamáveis;
  5. Substâncias oxidantes e peróxidos orgânicos;
  6. Substâncias infectantes e tóxicas;
  7. Material Radioativo;
  8. Substâncias Corrosivas;
  9. Diversas substâncias e artigos perigosos;

O Grupo Serwir tem em sua linha de produtos, materiais homologados internacionalmente para atendimento às exigências da norma BS 5609 e, no caso de ser necessário, testes presentes nas sessões 2 e 3 da normativa BS 5609 podem ser realizados em laboratório.

Faça contato com nossa equipe comercial.

Grupo Serwir 2021 - Todos os direitos reservados!
Desenvolvido por: Iod Brasil Digital